Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Perigo! Conheça os dez grandes sabotadores de qualquer dieta

Porém, para quem quer emagrecer, passar fome também não é a solução

Perigo! Conheça os dez grandes sabotadores de qualquer dieta
Notícias ao Minuto

20:00 - 23/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alimentos que engordam

Fazer as pazes com a balança é uma tarefa árdua e só quem passa pelo sacrifício de tentar livrar-se dos quilos a mais alojados  no corpo, sem autorização, sabe as dificuldades diárias para permanecer numa dieta de restrição calórica.

Fechar a boca, fazer exercício físico, ingerir mais água, escolher alimentos saudáveis, evitar doces e alimentos calóricos são alguns dos items essenciais para quem entra nesta 'guerra' e pretende ficar em forma. 

Porém, quem nunca 'escorregou' durante um processo de emagrecimento que atire a primeira pedra. De acordo com a endocrinologista brasileira da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCM-SP), Rosália Padovanni, quanto mais restritiva e longa for a dieta, maiores são as chances do paciente "cair em tentação”.  

A profissional diz que passar fome é o primeiro erro. “A dieta tem que  ser equilibrada e o paciente necessita de estar alimentado e  hidratado. Sentir fome acaba por induzir ao exagero e também facilita as famosas ‘escapadinhas’ do cardápio",  revela a endocrinologista.

Outra dificuldade apontada pela profissional é a ingestão de alimentos que as pessoas acham que são adequados para a dieta, mas que na verdade são inimigos - os grandes sabotadores. Sabe aquela bolacha água e sal que parece ser inocente? Está na lista dos sabotadores. E a barra de cereais? De saudável não tem nada. 

Bem, para não cair mais em erro, Rosália Padovanni preparou uma lista com 10 alimentos que parecem inofensivos, mas que na verdade são altamente calóricos. 

Molhos prontos para salada: cuidado com molhos para saladas. Muitos utilizam como base a maionese, o Ketchup, a mostarda e queijo o que eleva consideravelmente a quantidade de calorias, gordura e sal. Esses molhos também apresentam na sua composição muitos conservantes e devem ser evitados. Opte pelos molhos caseiros, mas também não exagere na quantidade de azeite e evite acrescentar sal. Ervas frescas ou desidratadas são ótimas substitutas. 

Bebidas alcoólicas: álcool e dieta definitivamente não combinam. Parar ter uma ideia, uma lata de cerveja tem cerca de 150 calorias e uma caipirinha com 190 ml apresenta em média 250 calorias. Além das calorias, o álcool incha e promove a retenção de líquidos

Sumos de fruta: ricos em açúcares, conservantes e nada saudáveis, os sumos embalados são somente práticos, mas são calóricos e pobres em quantidade de vitaminas. 

Bolacha de água e sal: está presente na maioria das dietas. Rica em gordura transgénicas, gordura saturada, sal e conservantes a bolacha não tem na sua composição fibras e não é indicada para diminuir a saciedade.

Granola: embora tenha fibras e promova a saciedade, é rica em açucares e altamente calórica.

Geleias: por serem feitas com fruta parecem saudáveis e inofensivas, mas concentram altos índices de açúcares, conservantes e corantes. 

Frutas secas: no processo de desidratação, os frutos secos perdem água e concentram frutose, o seu açúcar natural. Essa diminuição da água faz com que as frutas se tornem alimentos mais densos e compactos o que acaba por enganar pois parecem ter poucas calorias! Mas não se engane! 100g de passas, por exemplo, têm as mesmas calorias e quantidade de açúcar que 300 g de uvas normais.  Assim, caso queira consumi-las, coma sempre pequenas quantidades e de preferência acompanhadas por uma proteína magra (iogurte ou queijo light) ou gordura boa (avelã, noz ou amêndoa). Algumas vantagens deste alimento são a excelente contribuição de fibras, facilidade de armazenamento e o facto de durarem mais e serem uma alternativa saudável para os clássicos snacks ou inclusive para matar a fome que aparece entre as refeições. 

Barras de cereais: apesar das fibras na sua composição muitas são adoçadas com xarope de milho e tem muitos aditivos químicos. Opte por opções orgânicas e com fibras saudáveis como aveia e floco de arroz. Descarte as barras que contenham chocolate de leite  e não se esqueça de ler com atenção o rótulo.

Queijo: Alguns queijos como os processados por exemplo podem conter muitas calorias. Dê preferência por queijos light ou aqueles com menos gordura como queijo fresco ou requeijão. 

Produtos Diet: Um produto diet ou light nem sempre está isento de calorias. Pelo contrário, alguns produtos diet podem ter mais gordura e calorias, comparativamente à versão normal! Portanto não se iluda. Leia sempre o rótulo antes de consumir.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório