Misturar almôndegas com molho de tomate? Péssima ideia, diz estudo

Cientistas afirmam que o ferro presente na carne será responsável por limitar a absorção do licopeno, composto extremamente importante para a saúde presente no tomate.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
25/09/2019 14:00 ‧ 25/09/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Almôndegas

Trata-se de uma má notícia para quem adora apreciar um belo prato de esparguete com almôndegas.

De acordo com um estudo, da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, alguns dos benefícios anti-cancerígenos do tomate, especificamente os de um composto chamado licopeno, podem ser neutralizados se a fruta for consumida com alimentos ricos em ferro, como a carne

A equipa de investigadores norte-americanos analisou o sangue e o fluído digestivo de um pequeno grupo de estudantes de medicina depois de consumir bebidas à base de extrato de tomate com ferro e numa versão sem ferro. Os níveis de licopeno foram significativamente mais baixos quando os participantes beberam a refeição líquida misturada com um suplemento de ferro.

“Tal pode ter potencias complicações sempre que uma pessoa consome algo rico em licopeno e ferro (como um molho à bolonhesa)", diz a cientista Rachel Kopec. Segundo a estudiosa, a pessoa absorve apenas metade do licopeno de uma mesma refeição quando ingere alimentos com um teor elevado de ferro

O licopeno é um composto responsável pela cor vermelha e alaranja encontrada nos tomates, melancia, couve roxa e mamão. Alguns estudos anteriores sugeriram que esse pigmento possui algumas propriedades antioxidantes que poderiam ajudar a proteger as pessoas de doenças como a depressão, de sofrer derrames, problemas cardíacos e talvez até do desenvolvimento de tipos de tumores.

Até ao momento, os investigadores ainda não conseguem explicar exatamente o que ocorre para diminuir a absorção do licopeno no organismo, mas suspeitam que o ferro ajudaria a oxidar o composto, criando produtos metabólicos diferentes.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas