Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Gatos são tão afetuosos quanto os cães (sim, o seu felino gosta de si!)

Um estudo realizado nos Estados Unidos afirma que os gatos também são muito apegados aos humanos e ficam assustados em ambientes estranhos

Gatos são tão afetuosos quanto os cães (sim, o seu felino gosta de si!)

A pesquisa surpreendente, publicada no periódico científico  Current Biology, afirma que os gatos são animais sociáveis e que podem apegar-se tanto aos seus donos como os cães. 

"Como os cães, os gatos demonstram flexibilidade social em relação aos seres humanos", disse Kristyn Vitale, da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos. "A maioria dos gatos está ligada ao seu tutor e usa-o como fonte de segurança num ambiente novo". 

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores observaram como os gatos lidavam com a presença dos donos num ambiente estranho para determinar se os animais se sentiam "afetuosos" ou "inseguros". Neste caso, a insegurança foi entendida como um comportamento de stress, no qual o bichano se "agarrava" ou evitava em excesso a pessoa. Veja também as raças de cães ideais para cada signo

O teste foi realizado uma vez com 38 gatos adultos e duas vezes com 79 crias – destes, 39 gatinhos realizaram um treino de socialização durante seis semanas. 

Primeiro, cada animal e o dono foram colocados numa sala; a pessoa sentava-se dentro de um círculo desenhado no chão. Se o gato entrasse no círculo, o humano poderia interagir com ele. Após dois minutos, a pessoa saía da sala, e deixava o animal sozinho. E após mais dois minutos, o dono voltava e sentava-se de novo no interior do círculo. 

Por meio de gravações, os cientistas conseguiram classificar o comportamento dos felinos. Dos 79 filhotes, apenas nove não entraram em nenhuma classificação. Do restante, 64,3% foram categorizados como "afetuosos" e 35,7% como "inseguros" no momento em que os donos abandonavam a sala. 

Os gatos adultos apresentaram taxas semelhantes, 65,8% mostraram-se afetuosos e 34,2% inseguros. 

"Na minha opinião, é muito importante tentar interagir com seu gato e ver o que acontece", declarou Vitale. "Existe a ideia de que os cães são sociáveis e os gatos são isolados. Mas regista-se uma enorme variabilidade nas duas espécies". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório