Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

"Uma boneca para todos". Mattel lança 'barbie' sem género

A Barbie e o Ken ajudaram a definir as normas de género durante décadas. Agora a empresa está a desafiar isso.

"Uma boneca para todos". Mattel lança 'barbie' sem género
Notícias ao Minuto

11:15 - 27/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mattel

A empresa de brinquedos Mattel lançou, esta quarta-feira, a sua primeira linha de bonecas sem género. Chamadas "bonecas de inclusão de género", estas bonecas não possuem nem em forma nem na forma como se vestem nenhum tipo de estereótipo feminino ou masculino. 

As seis bonecas disponíveis na linha 'Mundo Criativo' vêm com vários tons de pele e com um kit que inclui perucas com cabelo longo e curto e opções de roupa como saias, calças de ganga, leggins e casacos.

Em declarações ao Washington Post, Monica Dreger, a supervisora da pesquisa de novos brinquedos, explicou que foram necessários dois anos para produzir a boneca e que esta surge à medida que a empresa reconheceu que tanto as crianças como a cultura estão a avançar para a neutralidade de género.

As crianças transgénero e de género fluído disseram ter sentido que se podiam rever na boneca, enquanto as crianças cisgénero disseram aos investigadores que a boneca as fazia lembrar dos amigos, revelou Monica.

"Muitos pais viram a boneca pelo que ela é e muitos sentiam a necessidade de brinquedos de género neutro", continuou, acrescentando que outros demonstraram o estigma social dizendo: "acho que é fixe, gosto da ideia, mas o que é que os meus vizinhos vão pensar?".

"Vemos esta linha como uma oportunidade para abrir o diálogo sobre o que são e para quem são as bonecas. Acreditamos fundamentalmente que é hora de lançar uma linha de bonecas sem rótulos e sem regras para as crianças", afirmou o presidente da empresa, Kim Culmone.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório