O superalimento que cura mente e corpo, seis benefícios da quinoa

Com uma alta concentração de flavonoides, em particular a quercetina e o Kaempferol, a quinoa apresenta uma forte ação anti-inflamatória, antiviral, anticancerígena e antidepressiva.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
01/10/2019 09:44 ‧ 01/10/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Quinoa

A quinoa é considerada um alimento funcional pelo equilíbrio entre o conteúdo em gordura e proteína. A presença de vitamina E e de ácidos gordos ómega-3 com capacidades antioxidantes exercem benefícios para a saúde.

Adicionalmente, a qualidade proteica é superior à maioria de outros cereais e sementes, pelas quantidades em aminoácidos essenciais, conjuntamente com outros cereais pode ser um bom equivalente da carne. O teor em triptofano ajuda na proteção celular e na função cerebral.

Eis todos os benefícios da quinoa:

1. Quinoa está repleta de proteína

Conta com o nutriente que auxilia na construção dos músculos mais do que qualquer outro grão que pode encontrar à venda no supermercado. É uma proteína completa, o que significa que contém todos os nove aminoácidos essenciais para o funcionamento do corpo (a maioria das proteínas derivadas de plantas possui apenas alguns). “Incorporar uma chávena de quinoa por dia na sua dieta – misturada nos cereais, no almoço com vegetais ou, ainda, numa sopa caseira, vai adicionar oito gramas de proteína “, diz a nutricionista Maggie Michalczy.

2. Apresenta um alto teor de fibras

Pode obter cerca de cinco gramas de fibras em cada xícara de quinoa. A maioria dos portugueses não alcança a meta de fibras diárias – que fica entre 25 e 28 gramas. “Cozinhar a quinoa é uma ótima maneira de conseguir mais do nutriente que dá saciedade”, salienta Maggie.

Adicionalmente, a fibra combate a prisão de ventre. A quinoa conta com pouca gordura e açúcar, mas é um hidrato de carbono complexo. Ou seja, vai deixá-lo satisfeito por mais tempo, sem que se sinta inchado. 

3. Ajuda a manter um peso saudável

Como já foi referido, a combinação de proteína e fibras é imensamente satisfatória para o organismo, promovendo a saciedade e atenuando a fome. “O que especialmente vantajoso se quer emagrecer”, enfatiza Maggie.

4. A quinoa não tem glúten

Se sofre de doença celíaca ou é intolerante ao glúten, a quinoa é um ótimo alimento e carboidrato (rm substituição da massa ou do arroz) para incluir no seu regime alimentar. 

5. Rica numa variedade de vitaminas e minerais

A quinoa é tremendamente rica em ferro e magnésio. “O magnésio é muito importante para a contração e relaxamento muscular, assim como para a saúde dos ossos. O ferro é extremamente benéfico para as as hemácias (células vermelhas no sangue) porque ajuda a transportar o oxigénio dos pulmões para o resto do corpo”, explica Maggie. A nutricionista recomenda deixar os grãos na água previamente a cozinhá-los para que, desta forma, o corpo absorva melhor os nutrientes.

6. Quinoa regula os níveis de açúcar no sangue

Boas notícias para os diabéticos! “A quinoa possui um baixo índice glicémico, que é a medida de quão rapidamente um alimento eleva a glicemia”, diz Maggie. E níveis equilibrados de açúcar no sangue significa um baixo risco de doenças cardíacas e de diabetes.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas