Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Vegetariano? Vegan? Apenas curioso? As melhores fontes vegetais de cálcio

Para quem pretende aumentar a ingestão diária de cálcio, o leite é uma das opções mais comuns, mas existem alimentos de origem vegetal igualmente eficazes e saudáveis.

Vegetariano? Vegan? Apenas curioso? As melhores fontes vegetais de cálcio
Notícias ao Minuto

21:05 - 03/10/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Fontes vegetais de cálcio

Quando o objetivo é obter uma maior quantidade de vitaminas e minerais, nada como optar pelos alimentos no seu estado mais natural, sendo as opções vegetais aquelas que oferecem um maior e mais variado leque de nutrientes.

No que toca ao cálcio, não faltam boas opções vegetais, como é o caso dos alimentos verdes. Tal como indica o site Bustle, os brócolos, a couve pak choi, a couve lombarda, o alho francês, as alcachofras, o aipo, o feijão-verde, a acelga, os espinafres, a couve kale, os espargos e a couve-de-Bruxelas são alguns exemplos de alimentos de cor verde que possuem bons níveis de cálcio.

Mas há mais. Amêndoas, sementes de abóbora, alho-francês, castanha do Pará, abacate, abóbora-menina, amora, a cebola, o figo, as sementes de sésamo e a groselha são outros alimentos que oferecem cálcio.

As leguminosas são igualmente uma excelente fonte de cálcio biodisponível, sendo apenas necessárias duas chávenas para se conseguir 100 miligramas deste micronutriente.

Quem segue uma alimentação vegetariana ou vegan deve ter uma especial atenção aos nutrientes, mas não falta opções com cálcio, sendo o tofu e o tempeh aquelas que mais se destacam, assim como a soja e derivado, que além de serem ricos em cálcio, são uma ótima fonte de proteína completa.

Como explica a dietista Julieanna Hever, os adultos devem consumir entre 1,000 e 1,200 miligramas de cálcio por dia, algo que é facilmente conseguido com uma variada combinação de frutas e vegetais. Prova disso é um estudo da American Journal of Clinical Nutrition, que revela que comer alimentos de origem vegetal ajuda a que o organismo absorva mais eficazmente o cálcio. Por exemplo, o cálcio presente na couve de folhas (kale) é 30% mais facilmente absorvido do que aquele que é oriundo de origem animal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório