Para para saber o tipo de queijo mais adequado à sua dieta, o ideal é consultar a tabela nutricional e a lista de ingredientes. Depois, escolha aqueles que, além de menos calóricos, têm um menor teor de gordura e de sódio. Além disso, dê primazia às variedades que são confecionadas sem corantes, aromatizantes ou outros ingredientes.
As dicas são da nutricionista da orgnanização ACT Promoção da Saúde, Mariana Claudino. “Geralmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos os queijos são, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína. O queijo fresco, o requeijão e o mozarela são bons exemplos. Estes têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras”, acrescenta.
Mariana destaca ainda que os queijos amarelos, em geral, contêm uma quantidade maior de gordura saturada, de colesterol e de sódio, e podem contribuir para o surgimento de problemas como pressão alta e doenças cardiovasculares. “No entanto, há queijos que, apesar de não serem propriamente amarelos, como o brie, o gouda ou o gorgonzola, são ricos em gordura, calorias e colesterol”, alerta.