Das muitas tendências alimentares que se foram enraizando nos últimos anos, há uma que continua em voga e que promete um duplo efeito desejado: mais saúde e menos quilos. Falamos, claro, da água com limão, o elixir matinal que tantas pessoas encantou. Mas será mesmo uma bebida quase ‘milagrosa’?
Apesar de todos os seus benefícios – que vão desde a vitamina C aos antioxidantes -, a mistura de água com limão é também alvo de uma série de teorias nem sempre corretas e que nada mais fazem do que induzir as pessoas em erro. E uma delas diz mesmo respeito ao suposto poder que esta bebida tem na perda de peso.
Beber água com limão pela manhã até pode ajudar a acelerar o metabolismo e a controlar a fome ao pequeno-almoço, mas a bebida está longe de ser capaz de aniquilar os quilos extra, até porque a perda de peso depende de muitos outros fatores – como aquilo que se come ao longo do dia, a atividade física, o stress, a qualidade de sono, etc.
Acreditar que o poder alcalino da bebida trava o aparecimento de doenças é também uma constante, mas não passa de uma ideia cuja ciência ainda não conseguiu provar. É certo que a água com limão tem um pH benéfico para o organismo, mas isso não quer dizer que seja suficiente para afetar a saúde, escreve a revista Prevention no seu site.
Será a água com limão capaz de desintoxicar o organismo? As pessoas creem que sim, mas “além do alto nível de vitamina C, que é também encontrado noutros alimentos, existem pequeníssimas evidências científicas que sustentem que a água com limão desintoxica o sistema melhor do que a água”, esclarece a dietista Kristin Kirkpatrick. Há também quem acredite que a água com limão acelera o metabolismo, mas, diz a especialista, “nunca vi essa associação”, ao contrário do que acontece com a pimenta-caiena.
No que diz respeito ao efeito anti-idade desta bebida, a publicação destaca que a vitamina C é, de facto, uma aliada, mas a junção de água com limão não é suficiente para ter esse efeito.