Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Lavar roupa a menos de 60ºC pode ser perigoso

A descoberta teve lugar na Alemanha, quando os investigadores da Universidade de Bonn verificaram a transmissão da bactéria 'Klebsiella oxytoca' a vários recém-nascidos depois de a roupa que vestiam ter sido lavada a uma temperatura inferior a 60 graus.

Lavar roupa a menos de 60ºC pode ser perigoso
Notícias ao Minuto

09:00 - 08/10/19 por Teresa David

Lifestyle Roupa

Dezenas de recém-nascidos da unidade neonatal de um hospital pediátrico na Alemanha, são portadores da bactéria “Klebsiella oxytoca” - que pode originar pneumonias, infeções urinárias, gastroenterites, meningites e espondilite - depois dos gorros e meias que vestiam serem lavados a uma temperatura inferior a 60 graus. 

À ABC, os especialistas da Universidade de Bonn, responsáveis pela descoberta, explicaram que a baixa temperatura é menos letal para os agentes patogénicos - organismos capazes de produzir doenças infecciosas aos seus hospedeiros sempre que estejam em circunstâncias favoráveis, como máquinas de lavar domésticas.

Apesar de serem portadores da bactéria, os bebés não estão infetados e, por isso, não apresentam sintomas. 

Naquele hospital, a fonte de transmissão foi uma máquina de lavar roupa doméstica, entretanto retirada. A máquina ia contra as diretrizes, que preveem a utilização de máquinas especiais e lavagens a altas temperaturas. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório