A linha ténue entre respeitar o parceiro e falar demais
Os seus amigos e familiares não precisam de saber tudo ao pormenor.
© iStock
Lifestyle Relacionamentos
Quando se está num relacionamento, sobretudo se este for feliz, é frequente querer colocar os amigos (e até familiares) a par do que está a acontecer. Mas manter o equilíbrio entre ser um livro aberto e respeitar o companheiro/a pode ser difícil. Por esta razão, é importante refletir acerca das consequências de revelar informações sensíveis sobre o parceiro, sem ter o seu consentimento prévio.
O site de notícias HuffPost, falou com especialistas em relacionamentos para perceber quais são os riscos de falar demais e quais são os detalhes que não devem ser partilhados.
Os riscos de falar demais
Trair a confiança
A menos que tenha recebido permissão por parte da sua cara-metade, o melhor mesmo é não assumir que ela vai sentir-se confortável com a divulgação das suas informações privadas. O que para si pode ser uma história engraçada, para o companheiro pode ser uma história embaraçosa.
Colocar os amigos contra o parceiro
É normal desabafar com amigos próximos sobre os altos e baixos da relação, mas esses desabafos podem influenciar negativamente quem os ouve. “Quando o conflito se resolve e você quer o apoio dos outros, poderá vir a descobrir que os seus amigos ainda estão magoados e que já não apoiam a relação”, explicou Ryan Howes, psicólogo norte-americano, ao Huffpost.
Enfadar parentes e amigos
Contar detalhes em excesso pode enfadar os interlocutores. “Eles podem fingir interesse, mas, na realidade, você está a dominar a conversa com detalhes que ninguém quer saber”, diz Rodman.
Detalhes que os seus amigos não precisam saber
Particularidades sobre a sua vida sexual
O que acontece entre quatro paredes deve ser privado. Fazer comentários sobre a performance sexual do parceiro, sem o seu consentimento, é uma "informação muito pessoal que pode carregar muita vergonha", esclareceu o psicólogo.
Informações sobre a vida financeira do companheiro
É incorreto falar sobre a carteira do companheiro. Os amigos e familiares não precisam de saber o valor do seu salário ou quantos euros deve ao banco.
A saúde mental ou física
Problemas de saúde físicos ou mentais, como a infertilidade, depressão ou qualquer outra patologia, não devem ser partilhados sem autorização. Estes não são problemas embaraços, mas são assuntos sensíveis e é importante respeitar a vontade do parceiro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com