Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cozinhar em casa dá mais saúde? Católica Lisbon abre as portas ao tema

A Católica Lisbon School of Business & Economics recebe a 3ª Conferência Cook & Health nos dias 17 e 18 de outubro.

Cozinhar em casa dá mais saúde? Católica Lisbon abre as portas ao tema
Notícias ao Minuto

19:30 - 12/10/19 por Filipa Matias Pereira

Lifestyle Catolica Lisbon

Cozinhar em casa dá mais saúde? A questão poderá não ser assim tão linear. E é já nos próximas dias 17 de 18 de outubro que a Católica Lisbon School of Business & Economics recebe a 3ª Conferência Cook & Health - um evento que irá contar com a presença de investigadores e chefs para debater os impactos de cozinhar em casa na saúde e na sociedade.

Como detalha o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, se no passado o foco era analisar as mudanças na alimentação, "agora é essencial entender a maneira como as pessoas comem".

Com efeito, esta conferência tem como objetivo fundamental "explorar o potencial de cozinhar em casa e o impacto da transformação que atualmente vivemos na forma e lugar em que a maior parte das refeições são preparadas". E, pode ainda ler-se, "esses impactos são múltiplos: na saúde, na nutrição, na psicologia, no estatuto socioeconómico".

Organizada sob a coordenação das investigadoras Ana Isabel Costa, Investigadora Principal FCT na CATÓLICA-LISBON, e Cláudia Simão, Investigadora Auxiliar FCT na CATÓLICA-LISBON, a terceira Conferência Cook & Health pretende explorar "a ligação entre 'o que' e 'como' se come, de uma perspetiva psicossocial".

De sublinhar que a Cook & Health Network é uma "rede informal de académicos que partilham um interesse pela investigação do impacto de cozinhar em casa – e da sua substituição pela preparação alimentar fora de casa – na nutrição, saúde, e estatuto económico e psicossocial dos indivíduos".

Se o tema lhe desperta curiosidade, pode consultar mais informações aqui e ficar com uma lista das paletras em destaque:

“A educação alimentar está no fogão? A posição da comida e de cozinhar no currículo escolar formal” – Amanda McCloat (City, University of London);

“O que faz uma refeição? Histórias de cozinheiros americanos (de todos os tipos)” – Amy Trubek (University of Vermont, USA);

“Agência alimentar nos adultos americanos na compreensão e promoção de capacidades culinárias” – Julia Wolfson (University of Michigan, USA);

“Panela de pressão: Por que é que cozinhar em casa não vai resolver os nossos problemas, e o que fazer em relação a isso” – Joslyn Brenton (Ithaca College, USA), Sarah Bowen (North Carolina State University, USA) e Sinikka Elliott (University of British Columbia, Canada);

“Os chefs como principais embaixadores e ativistas de uma sociedade mais saudável, ligando o produtor ao consumidor final” – Pedro Pena Bastos (Chef and founder at CEIA);

“Intervenções culinárias para melhorar as capacidades de cozinha, de desfrutar da comida e a qualidade da dieta das crianças” – Leslie Cunningham-Sabo (Colorado State University, USA)

“Padrões portugueses de comer fora: resultados da sondagem nacional de comida, nutrição e atividade física (2015-2016))” – Sara Rodrigues (Universidade do Porto, Portugal)

“Quem come refeições feitas em casa no Reino Unido, e esse consumo está associado a melhor saúde e dietas?” – Susanna Mills (Newcastle University, UK)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório