Não basta querer. Adotar um animal deve ser uma decisão ponderada e é necessário ter em conta vários fatores. Isto porque ser responsável por um ser vivo é um compromisso duradouro, que exige muito tempo e dedicação.
Segundo o especialista em comportamento animal Gonçalo da Graça Pereira, antes de adotar deve considerar que espécie vai escolher - prefere um cão ou um gato? "Se a escolha for um gato saiba que não deverá apenas basear-se na suposta facilidade da sua manutenção, só porque não precisa de ser passeado", lê-se num comunicado enviado ao Lifestyle ao Minuto.
Na hora de eleger, a raça é outro fator a considerar, assim como a idade do animal que vai adotar. Optar por um animal adulto poderá ser mais fácil por ter muitas aprendizagens já feitas, no entanto, poderá já ter tido experiências menos boas e ser necessário muita paciência.
Relativamente aos gastos financeiros, é importante contabilizar os custos e entender que cuidar de um animal acarreta várias despesas. O mesmo com o tempo que necessita de despender.