A resposta é simples: não é necessário limpar o órgão. Ao contrário do que comummente se pensa, o uso de cotonetes não limpa realmente. As hastes apenas empurram a cera mais para dentro, podendo inclusive provocar um tampão oclusivo.
Como consequência da acumulação da cera, o indivíduo pode ter problemas auditivos, que só são resolvidos com uma limpeza realizada em consultório médico. Mais graves ainda são os problemas que podem surgir em decorrência do uso de materiais impróprios no canal. Além de lesões, ainda há risco de perfurar o tímpano.
Atualizado este ano, o guia de prevenção e tratamento da condição da Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (American Academy of Otolaryngology - Head and Neck Surgery) afirma que, ao mesmo tempo em que o cerume limpa, protege e lubrifica o canal externo, é igualmente primeira causa de obstrução do canal.
Segundo a organização norte-americana, os cotonetes podem ser usados apenas na parte mais externa do ouvido, sem invadir o canal. Quando houver necessidade de limpeza, o ideal é virar a cabeça para o lado e aparar com um papel ou toalha.