No âmbito do Dia Mundial de Lavar as Mãos, que hoje se assinala, é importante relembrar o quão importante é este simples gesto e a diferença que pode fazer no dia-a-dia da população.
Todos os dias, as nossas mãos estão expostas a todo o tipo de bactérias e, por mais simples que pareça, a correta higiene das mãos é uma das melhores formas de prevenção de doenças. Aliás, o Centers for Disease Control and Prevention, entidade que atua na área da proteção da saúde pública e segurança da população nos EUA, reconhece a lavagem das mãos como o método mais eficaz para ajudar a impedir a propagação de doenças a nível mundial.
É uma boa prática lavar as mãos frequentemente ao longo do dia, mas deve certificar-se que o faz nestes momentos essenciais: depois de usar a casa de banho; antes, durante, e depois de preparar comida; antes das refeições; depois de assoar o nariz, de tossir, ou de espirrar; depois de mexer no lixo; depois de tocar em animais ou mexer em resíduos de animais; antes e depois de cuidar de alguém que está doente ou ferido; entre outros.
Saiba quais são as técnicas para uma boa lavagem das mãos:
1- Molhe as mãos com água corrente morna;
2- Aplique Dettol e ensaboe as mãos;
3- Esfregue as mãos juntas (e distantes da água);
4- Esfregue, separadamente, os dedos;
5- Esfregue as unhas na palma das mãos;
6- Esfregue a parte de trás de cada mão;
7- Enxague com água corrente limpa;
8- Seque com uma toalha limpa ou uma toalha de papel.
A nossa pele é a primeira defesa contra o mundo exterior e todos os dias entra em contato com agentes poluentes e bactérias. Manter a pele limpa e saudável é importante para garantir que essa barreira se mantem intacta.