Artesanal ou tradicional? A verdade é que nenhuma é de facto uma escolha dita saudável.
Mas, apesar de não ser a bebida saudável por excelência (essa será sempre a água), a cerveja pode trazer benefícios para a saúde – mais do que os refrigerantes açucarados.
Como destaca o Huffington Post tanto a cerveja comum como a artesanal contêm selénio, vitaminas B, fósforo, ácido fólico e niacina, bem como proteína e fibra. E também uma das poucas fontes dietéticas de silício, que pode ajudar a prevenir a osteoporose.
“As cervejas que contêm altos níveis de malte de cevada e lúpulo são as mais ricas em silício," disse Brunilda Nazario, diretora médica da WebMD, à publicação The Huffington Post.
E embora possa parecer que as cervejas produzidas em massa são mais pobres em nutrientes do que as suas homólogas em pequenos lotes, não é o caso, de acordo com Charlie Bamforth, professor de ciências da cerveja na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
O especialista disse à rádio pública dos Estados Unidos que "mesmo as cervejas produzidas em massa são confecionadas em grande parte com açúcares naturais à base de cereais e alguns aditivos".
Uma coisa a que deve estar atento se não quer adicionar demasiadas calorias extra à sua dieta é à percentagem de álcool da cerveja, uma vez que quanto mais álcool tiver, também mais calorias.