Até o corredor mais experiente já cometeu alguns erros durante o seu treino. Estes são erros comuns, mas que podem afetar a eficácia da performance e podem até causar danos na saúde.
Os erros mais comuns durante o exercício:
- Calçado inadequado: Usar ténis de corrida velhos ou não adequados pode favorecer lesões. Por isso, é indicado trocar o calçado quando o sistema de amortecimento estiver gasto e apostar em modelos que combinem com seu estilo de corrida e formato de pé.
- Demasiada rapidez no arranque: Em longas distâncias, um dos maiores erros é arrancar muito rápido no início da corrida, visto que isso prejudica o desempenho final. Comece num ritmo equilibrado.
- Movimentar os braços incorretamente: Algumas pessoas balançam demasiado os braços enquanto correm e outras mantém as mãos no peito o que prejudica a respiração, acelera o cansaço e aumenta a tensão nos ombros e pescoço. O correto é manter as mãos ao nível da cintura, com os cotovelos ao lado do corpo.
- Escolher a roupa errada: Os corredores devem escolher tecidos próprios para afastar o suor do corpo, mantendo-o seco. O algodão é contraindicado porque fica molhado e pode ser desconfortável em dias mais quentes e perigoso no tempo frio.