Está a ponderar fazer uma rinoplastia ou uma mamoplastia e tem dúvidas quanto ao resultado final? Gostaria de saber qual o estado real da sua pele do rosto? Com o avanço da cirurgia plástica existem já atualmente em Portugal simuladores que nos permitem ajudar a efetuar diagnósticos mais completos e ajustados à realidade.
Uma das inovações no campo da Cirurgia Plástica e Medicina Estética é a utilização de simuladores faciais e corporais que ajudam a demonstrar ao paciente o resultado quase real de uma determinada cirurgia ou intervenção estética.
O simulador VECTRA XT 3D permite simulações de procedimentos em várias regiões do corpo como face, mama, abdómen ou glúteos dando um resultado final que simula a cirurgia. O VECTRA XT 3D permite essencialmente que o médico e o paciente possam analisar em conjunto várias hipóteses de procedimentos cirúrgicos, escolhendo a que melhor se adapta às necessidades e expetativas da pessoa.
A utilização do VECTRA XT 3D é realizada em ambiente de consulta e, tal como explica o Dr. David Rasteiro, “Nestes casos é muito importante que o paciente tenha uma noção real do procedimento e crie uma expectativa ajustada ao resultado final para que não se sinta dececionado. Assim o simulador VECTRA ajuda a dissipar algumas dúvidas e cria uma maior segurança na decisão de avançar para a cirurgia".
O sistema VECTRA XT 3D recolhe imagens em 3D do paciente, que permitem construir um modelo tridimensional do seu aspeto atual. Posteriormente, o médico elabora uma simulação do resultado esperado após a cirurgia, permitindo ainda a visualização em vários ângulos dos possíveis resultados finais.
Uma simulação não é exactamente igual ao resultado real mas o paciente fica com uma ideia mais definida de como ficará depois, o que serve para ultrapassar eventuais reservas que ainda possa ter relativamente ao procedimento. O Dr. David Rasteiro refere que “Dando o exemplo dos implantes mamários é possível, com este equipamento, fazer várias simulações com implantes de diferentes formas e tamanhos e chegar a acordo com o paciente sobre o que é mais adequado para o seu caso”.
Outro exemplo em que se utiliza o simulador é no caso da rinoplastia. Esta é uma cirurgia que causa alguma ansiedade nos pacientes porque altera um traço essencial no rosto. Com o VECTRA XT 3D consegue simular-se o resultado da intervenção cirúrgica e, com algum um grau de certeza, visualizar o resultado final. O paciente percebe antecipadamente como pode ficar e compreende melhor os detalhes do procedimento .
Para conhecer o simulador VECTRA XT 3D poderá consultar aqui.
Outra das mais recentes inovações tecnológicas na área de procedimentos estéticos prende-se com o simulador VISIA. Este simulador é indicado para o rosto tratando-se de um sistema de diagnóstico e análise da face que analisa a idade real da sua pele. É um modelo que simplifica o processo de aquisição de imagens, proporcionando maior segurança de diagnóstico para o paciente e orientando o médico. De forma muito rápida, é possível uma definição automática dos vários tipos de pele e características específicas da face de cada pessoa.
Segundo o Dr. David Rasteiro, cirurgião plástico, “Este simulador permite dar ao médico e ao paciente, no momento da consulta, resultados muito fidedignos de um conjunto de elementos que permitem ver o estado da pele ao nível facial. Com esta análise conseguimos de forma mais personalizada definir que tipo de tratamentos são mais adequados para o estado da pele de uma determinada paciente”.
Para poder obter mais informações sobre o simulador VISIA poderá consultar aqui.
Apesar de os resultados apresentados pelo simulador serem muito credíveis, todas as dúvidas e questões que tenham a ver com o procedimento em si, bem como a recuperação e pós-operatório devem ser discutidas e analisadas cuidadosamente entre o paciente e o médico.