O alho é um dos remédios naturais mais utilizados, pelas suas propriedades altamente benéficas. Este alimento é considerado antioxidante, anti-cancerígeno, antibiótico e antifúngico.
Com base nas conclusões de vários estudos, o site Deporte y Vida do jornal espanhol AS destacou as principais propriedades que fazem do alho um autêntico remédio natural:
Previne gripes e constipações. Um estudo de 12 semanas concluiu que consumir alho diariamente reduz o número de constipações em 63%, comparativamente à ingestão de uma substância placebo. Além de ficar menos propenso a sofrer de 'simples' constipações, quem come alho com frequência recupera mais rápido de outros eventuais problemas de saúde.
Reduz a pressão arterial. Suplementos de alho têm um impacto significativo na redução da tensão arterial em pessoas que sofrem de hipertensão.
Reduz os níveis de colesterol. O alho contém alicina, a substância responsável pelo cheiro forte e que contribui para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. A Fundação Espanhola do Coração recomenda o consumo de alho para reduzir o colesterol mau (LDL), mas também pelo seu poder depurativo, antisséptico e antibacteriano.
Previne a doença de Alzheimer e a demência. A oxidação provocada pelos radicais livres contribui para o processo de envelhecimento. O alho contém antioxidantes que ajudam a proteger o corpo desses danos, podendo inclusive ajudar a prevenir doenças cerebrais como a doença de Alzheimer e a demência.
Contribui para o melhor desempenho físico. Na Grécia Antiga, os atletas comiam alho para melhorar o seu rendimento. Recentemente um estudo revelou que pessoas com doenças cardiovasculares que consumiram azeite de alho durante seis semanas apresentaram uma redução na frequência cardíaca máxima de 12% e melhoraram a significativamente a performance durante o exercício físico.