Já lhe aconteceu ficar com uma espécie de borbulhas na pele depois de se depilar? O problema é bastante comum e chama-se foliculite.
A foliculite ocorre quando existe infeção dos folículos pilosos causada por bactérias. Essa infeção manifesta-se sob a forma de pequenas borbulhas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos pilosos.
Como evitar a foliculite quando causada pela depilação:
- Deixe a pele respirar: Evite utilizar roupas apertadas e tecidos sintéticos que não deixam a pele ‘respirar’. É importante deixar que a pele absorva o oxigénio para que se mantenha nutrida, além de regular a temperatura e a transpiração.
- Cuide da pele antes e depois da depilação: Os produtos de limpeza da pele (sabonete, gel) devem ser suaves. Além disso, é importante evitar lavagens antissépticas rotineiras que tendem a secar a pele e que destroem as bactérias protetoras. Mantenha a pele hidratada.
- Procure outro método de depilação: Todos os métodos que causem atrito na pele podem causar foliculite. A depilação a laser é a mais indicada pois elimina o pêlo pela raiz