Tendo em mente essa confusão, a Mayo Clinic, organização americana que trabalha com serviços e estudos médicos, produziu um guia com o intuito de explicar as diferenças entre as duas condições e esclarecer quando é imperativo procurar assistência médica.
Até que ponto os sintomas de azia e de ataque cardíaco se sobrepõem?
Azia, angina e ataque cardíaco podem ser extremamente semelhantes. Até mesmo médicos experientes nem sempre conseguem discernir de imediato qual é qual, necessitando de consultar o histórico médico do paciente ou de realizarem exames físicos para chegar ao diagnóstico.
Devido a tudo isto, a Mayo Clinic defende que se sentir dor torácica persistente (que não desaparece mesmo após várias horas) e não tiver a certeza de que é azia, que ligue de imediato para as urgências.
O que é azia?
Azia é um desconforto ou dor real provocada pelo ácido digestivo que se move para dentro do tubo que transporta alimentos ingeridos para o estômago, o esófago.
As características típicas da azia incluem:
- Começa como uma sensação de ardor na parte superior do abdómen e sobe para o peito;
- Geralmente ocorre depois de comer ou enquanto está deitado ou curvado;
- Pode acordá-lo durante a noite, especialmente se tiver comido dentro de duas horas antes de ir para a cama;
- Geralmente é aliviada por antiácidos;
- Pode ser acompanhada por um gosto amargo na boca – especialmente quando está deitado;
- Pode ser acompanhada por uma pequena quantidade de conteúdo estomacal que sobe para a parte de trás da garganta (regurgitação);
Que sinais e sintomas são mais prováveis de ocorrer com um ataque cardíaco?
O enfarte do miocárdio envolve dor torácica súbita e esmagadora e dificuldade intensa para respirar, geralmente causada pelo esforço. Muitos ataques cardíacos não acontecem dessa forma, no entanto. Os sinais e sintomas de um enfarte variam muito de pessoa para pessoa. A azia em si pode acompanhar outros sintomas de ataque cardíaco.
Os sinais e sintomas típicos de ataque cardíaco incluem:
- Pressão, sensação de aperto ou dor no peito ou braços que podem espalhar-se para o pescoço, mandíbula ou costas;
- Náusea, indigestão, azia ou dor abdominal;
- Falta de ar;
- Suores frios;
- Fadiga;
- Tontura ou desmaio súbito.
O sintoma mais comum de ataque cardíaco para homens e mulheres é dor ou desconforto no peito. Contudo, as mulheres estão mais propensas do que os homens a experienciar alguns dos outros sintomas, como dor na mandíbula ou nas costas, falta de ar e náuseas ou vómitos. Os problemas cardíacos são ainda mais comuns entre pessoas que sofrem de pressão alta, diabetes ou colesterol elevado. Fumar e sofrer de excesso de peso são outros fatores de risco.
Outros sintomas digestivos podem causar dor no peito?
Um espasmo muscular no esófago pode causar dor no peito semelhante à de um ataque cardíaco. A dor de um ataque da vesícula biliar também pode espalhar-se para o peito. Com a doença da vesícula biliar, pode sentir náuseas e uma dor intensa e constante no abdómen superior médio ou superior direito – especialmente após uma refeição gordurosa. A dor pode mudar para os ombros, pescoço ou braços. Novamente, se não tem certeza, procure atendimento médico de imediato.