A boa higiene das mãos ajuda a evitar a propagação de doenças. Nas casa-de-banho públicas, em especial, o cuidado deve ser redobrado na lavagem das mãos. Mas qual será a melhor opção para secá-las, tendo em conta a a higiene, o impacto ambiental, a eficácia e o custo?
Higiene
Um estudo da Universidade de Westminster encontrou pelo menos seis espécies de bactérias intestinais nos fluxos de ar dos secadores, incluindo matéria fecal. Desta forma, o papel é, sem dúvida, o mais higiénico.
Impacto ambiental
Os secadores de mãos podem gastar muita energia, mas acabam por ser melhores para o ambiente porque não produzem resíduos. No entanto, os dispensadores automáticos de toalhetes de papel podem ajudar a reduzir os resíduos, fornecendo uma quantidade adequada.
Eficácia
Os toalhetes de papel, além de serem mais rápidos a secar as mãos, são mais eficazes a remover mais germes por causa da fricção.
Custo
Os toalhetes de papel têm de ser substituídos frequentemente, mas a compra e a instalação de secadores elétricos podem ser caras e há muitas peças móveis que podem exigir reparações.
Por estas razões, prefira o papel. A higiene está sempre em primeiro lugar.