Não, não é só mais um tempero que dá mais sabor às suas refeições. A pimenta também merece bastante crédito no que diz respeito a saúde. Mas o que a torna tão especial? Uma substância chamada capsaicina, um composto que levou a pimenta a ser usada na medicina tradicional e a ficar conhecida pela sua capacidade de 'limpar' o organismo.
A capsaicina é o ingrediente ativo em muitas pimentas, incluindo a pimenta caiena. “É o que torna a pimenta caiena, e outras pimentas, apimentadas”, explica Jamie Alan, PhD, professor assistente de farmacologia e toxicologia na Michigan State University, em declarações à revista Women's Health.
“Esse tempero é medido pelas unidades de calor de Scoville, e a capsaicina pura é o limite superior da balança”, diz Alan. A caiena contém mais capsaicina até do que os famosos jalapeños, aquela pimenta verde e extremamente picante. Acredita-se que a capsaicina esteja por trás de muitos dos benefícios à saúde, diz a nutricionista Alissa Rumsey, RD, em declarações à mesma revista.
E quais são os benefícios da pimenta caiena para saúde?
1. Acelera o metabolismo
Como a capsaicina pode aumentar levemente a temperatura do corpo (o que significa que queima mais calorias), a pimenta caiena contribui para a aceleração do metabolismo, diz Keri Gans, RD, autor de 'The Small Change Diet'.
O que não fica claro é o quanto a pimenta pode aumentar seu metabolismo, ou seja a quantidade necessária para que o dito processo ocorra.
2. Pode aliviar a dor
Uma pesquisa bastante sugere que a capsaicina pode ajudar com a dor, cremes tópicos feitos a base dessa pimenta estão disponíveis há anos, diz Alan. “Sabemos que a capsaicina funciona reduzindo a quantidade de ‘substância P disponível’, um produto químico importante para a transmissão da dor”, explica Alan.
3. Contém antioxidantes
Estas substâncias podem impedir ou retardar os danos às células provocados por compostos nocivos chamados radicais livres. Encontra várias (incluindo vitamina C e carotenóides) na pimenta caiena, diz Sonya Angelone, RD, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.
4. Pode ajudar com o congestionamento nasal
Embora ainda não haja muitas pesquisas para comprovar a inferência, o calor de pimenta caiena pode ajudar a eliminar o congestionamento. “A ideia é que a capsaicina possa encolher os vasos sanguíneos no nariz, aliviando temporariamente o congestionamento”, diz Alan.
5. Pode melhorar a circulação
“Foi demonstrado que pimentas com capsaicina reduzem o colesterol e os triglicéridos e ajudam a impedir que as células se colem e formem coágulos sanguíneos”, diz Angelone. Todos esses fatores são boas notícias para a circulação sanguínea saudável.
E os efeitos secundários negativos?
Coisas picantes, incluindo pimenta caiena, não são para todos. “Embora a comida apimentada não cause azia, pode piorar”, diz Rumsey. Se sofre de azia e fica pior depois de comer pimenta caiena, pode necessitar de reduzir um pouco. “Frequentemente, refeições menores e quantidades menores de especiarias podem ajudar a controlar a condição”, diz Rumsey.
Alimentos picantes também podem irritar o intestino, o que pode fazer com que faça mais cocó, diz Rumsey. Ótimo.
E, enquanto a pimenta caiena pode adicionar sabor aos pratos, comê-la (e outras coisas super picantes) pura pode tornar o seu paladar menos sensível ao longo do tempo.
Por fim, lembre-se de que os cremes para a pele com capsaicina podem irritar a pele se não forem usados com cuidado. Se planeia experimentar um creme de pimenta caiena, siga as instruções da embalagem com cuidado e lave bem quando terminar para evitar irritações por exposição prolongada, diz Alan.