Nos dias de hoje, é bastante comum encontrar casais que preferem apenas morar juntos, sem a necessidade de serem oficialmente casados. Entretanto, um estudo realizado pelo Pew Research Center indica que esse modelo de relacionamento pode tornar a convivência menos feliz, comparativamente àqueles que vivem em uma união estável.
De acordo com os investigadores, quem é casado acaba por ser mais feliz porque, em tese, acredita que a união ocorreu por motivos amorosos e familiares. Já aqueles que apenas moram juntos tendem a tomar essa decisão por questões financeiras ou de status, colocando o amor em segundo plano.
Adicionalmente, o estudo também revelou que a confiança e bem-estar entre aqueles que não são casados diminui. Ou seja, pessoas casadas estariam sujeitas a ter relações mais felizes e saudáveis.
O estudo
Os investigadores entrevistaram indivíduos entre os 18 e os 44 anos de idade, questionando como se sentiam nas suas relações atuais. Dentro desse grupo, 59% dos participantes já havia morado com o(a) parceiro(a) sem se casar, enquanto 50% decidiram 'oficializar as coisas' antes de coabitarem.
Segundo a pesquisa, a única desvantagem do casamento seria o prejuízo à vida sexual - que tende a ser menos frequente ao longo dos anos. Entretanto, o casamento torna a união menos ambígua, ou seja, os objetivos dos envolvidos na relação ficam mais claros, fortalecendo os laços entre os dois.