Viajar de carro com um gato, especialmente se o gato não estiver habituado, pode ser um desafio muito grande. É que os gatos não gostam particularmente de viajar e o facto de mudarem de um local para outro é sinónimo de stress.
Assim, seja para a visita anual ao veterinário, numa mudança de casa ou nas férias, com alguma preparação os donos poderão fazer com que o animal fique com menos medo.
Sigas as dicas:
Utilize uma transportadora
É uma questão de segurança - para si e para o gato. O gato solto pelo carro, pode facilmente ir para o lugar do condutor e causar acidentes. Além disso, os gatos gostam de caixas porque estas lhes dão uma sensação de conforto e diminuem o stress.
É também aconselhável colocar um toalha velha dentro da caixa para absorver algum descuido causado pelo stress.
Importante: a caixa transportadora tem de ir com o cinto 'colocado'. Esta é a única forma de se se certificar que esta não resvala do banco nas travagens ou acelerações.
Cuidado com o calor
O stress da viagem aliado ao calor pode promover dificuldades respiratórias no seu gato. Faça viagens curtas e, se possível, tenha o ar condicionado a uma temperatura ambiente. Se a viagem for longa, faça várias paragens e tenha atenção à hidratação do animal.
Identifique o animal
Com o stress os gatos podem reagir de forma agressiva e acabar por fugir durante uma paragem. Estando identificado com um microchip e uma coleira com os seus dados, a probabilidade de o conseguir encontrar é maior. Uma maneira de impedir a fuga é colocar uma trela.