DigiD8: A app que lhe vai arranjar um encontro tendo em conta o ADN
A informação genética dos utilizadores é considerada para um possível match.
© iStock
Lifestyle ADN
Ainda não chegou ao mercado, mas já é polémica. Chama-se DigiD8, está em fase de conclusão por um geneticista da Universidade de Harvard, e trata-se de uma app de encontros amorosos, aparentemente semelhante ao Tinder, mas onde a informação genética é um fator de extrema importância na hora de fazer match.
O objetivo do criador, o norte-americano George Church, passa por evitar que pessoas portadoras de uma mesma doença hereditária grave se conheçam, se apaixonem e tenham filhos em conjunto.
“Apenas serão analisadas as doenças muito graves, como a doença de Tay-Sachs”, esclareceu o criador citado pelo jornal espanhol 'El País'. O cérebro das crianças diagnosticadas com a patologia neurodegenerativa acumula glicolipídeos nos neurónios, causando uma disfunção do sistema nervoso. Esta doença ocorre quando a mãe e o pai apresentam a mesma mutação num dos genes.
Segundo Church, a app foi criada para evitar este e outros casos. Porém, a revista 'Popular Mechanics' considera que o conceito “está demasiado próximo das tentativas de Adolf Hitler para criar uma raça ariana supostamente superior”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com