Investigadores norte-americanos avisam que aqueles que nascem entre a primavera e o verão têm um maior risco de morrer prematuramente como consequência de enfarte.
O novo estudo publicado no periódico científico British Medical Journal (BMJ) incluiu uma amostra de 116,911 mulheres e concluiu que aquelas que haviam nascido entre março e julho tinham uma possibilidade acrescida de cerca de 9% de morrerem devido a doenças coronárias, comparativamente a outras voluntárias nascidas em novembro.
A idade das mulheres variava entre os 30 e os 55 anos, e foram seguidas pelos investigadores em média por 38 anos.
Durante esse período de tempo, foram registadas 8,360 mortes devido a doenças cardiovasculares, que incluíram problemas cardíacos e nos vasos sanguíneos.
Aquelas que haviam nascido em abril registaram os índices mais elevados de mortalidade por doença cardíaca e quem havia nascido em dezembro apresentou os níveis mais baixos, referiu o estudo.
Os investigadores afirmaram: “os motivos para as variações no risco de doenças cardiovasculares tendo como base os meses de nascimento ainda são pouco compreendidos, mas podem ocorrer devido à exposição pré-natal ou pós-parto a elementos como: flutuações sazonais na disponibilidade nutricional, temperatura e clima, níveis de poluição na atmosfera e horas de luz solar”.