Será que os cegos também sonham? Seis curiosidades sobre os sonhos
Apesar dos avanços da ciência, a verdade é que os sonhos e os motivos por que sonhamos ainda são em grande parte um mistério.
© iStock
Lifestyle Curiosidades sobre os sonhos
As histórias que vivemos durante o sono – que muitas vezes parecem ser reais – ainda intrigam os especialistas.
Todavia, existem algumas curiosidades sobre este fenómeno que já foram identificadas. Nesse sentido a publicação Bored Panda divulgou uma lista com seis factos sobre os sonhos e o ato de sonhar.
1. É normal esquecermo-nos dos sonhos
Tal ocorre por que o cérebro não retém totalmente o que aconteceu num sonho apenas cinco minutos após acordarmos. E após de um período de 10 minutos, já se terá esquecido de cerca de 90% do que sonhou.
2. Sim, os cegos também sonham
As pessoas que perderam a visão após o nascimento conseguem ver imagens quando sonham. Já aquelas que nasceram com essa condição, não conseguem visualizar imagens, apesar de conseguirem sonhar e ter sensações – desde ouvir sons, sentir cheiros e emoções – como qualquer pessoa.
3. Todos os rostos são conhecidos
O cérebro humano não não é capaz de inventar rostos. Como tal se sonhar com alguém que considera ser um estranho, saiba que mesmo que não se recorde já viu esse rosto antes. Temos contacto com milhares de pessoas ao longo da vida, de tal forma que o cérebro tem uma enorme capacidade de armazenamento de caras e feições.
4. As emoções mais comuns
Entre todas as emoções que podemos vivenciar durante um sonho, a mais comum é a ansiedade. Adicionalmente, há uma maior tendência para que se manifestem sentimentos negativos, ao invés de positivos.
5. Temos vários sonhos por noite
Em média, é possível ter entre quatro a sete sonhos por noite.
6. Os animais também sonham
Estudos realizados com diversos animais revelam que também apresentam as mesmas ondas cerebrais que os humanos durante o sono. É normal um cão ou um gato, por exemplo, mexer as patas como se estivesse a correr e emitir sons enquanto dorme.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com