Ano Novo, vida nova? Quatro dicas para não desistir das suas resoluções
Assim que se inicia um novo ano, a maioria dos indivíduos tende a estabelecer objetivos e metas a alcançar – é o seu caso? Não desista!
© iStock
Lifestyle Resoluções de ano novo
Ainda antes de tocarem as doze badaladas que anunciavam o fim de 2019 decidiu mudar a sua vida? Perder peso? Poupar? Viajar mais. Seja o que for, pode sim sem duvida alguma cumprir os seus objetivos, é tudo uma questão de motivação.
Contudo, e de acordo com um estudo norte-americano da Universidade de Scranton, apenas 8% das pessoas cumprem realmente as resoluções que fizeram no Ano Novo.
Tendo isso em mente, a BBC Brasil divulgou quatro dicas para que não desista! Sim, 2020 é o ano.
1. Comece com metas pequenas
Estabelecer metas realistas aumenta a probabilidade de ser bem sucedido. Grande parte do problema relativamente ao não cumprimento das resoluções de Ano Novo deve-se ao facto dessas decisões serem muitas vezes totalmente irrealistas e partirem da premissa que "podemos ser pessoas completamente diferentes a partir do Ano Novo", explica a psicoterapeuta Rachel Weinstein à BBC.
O mais indicado é "começar pequeno", para depois adicionar dificuldades à medida que vai cumprindo a meta inicial. Por exemplo: quer começar a treinar para correr uma maratona e nunca sequer correu? Comece por realizar caminhadas e aos poucos comece a aumentar o ritmo e a passada.
Para a especialista trata-se de criar estratégias para atingir resultados a longo prazo.
2. Seja mais concreto
Planeie como vai executar os seus objetivos, não seja vago. Segundo o professor de filosofia Neil Levy, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, planear por exemplo ir ao ginásio ao sábado e à quarta-feira é mais eficaz do que simplesmente decidir que vai treinar mais.
Ações específicas garantem que passa da intenção à prática.
3. A importância de ter uma rede de apoio
Procure apoio dos seus amigos e familiares para realizar algo a que se propôs, como por exemplo fazer uma alimentação mais saudável.
Quando divulgamos os nossos projetos, as chances de não desistirmos são maiores. John Michael, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, que pesquisa os fatores sociais envolvidos na tomada de decisões e na manutenção de compromissos, garante que quando partilhamos os nossos projetos a probabilidade de os cumprirmos aumenta exponencialmente.
Para o especialista, estamos mais propensos a seguir adiante com determinadas resoluções se estas também ganharem relevância para outras pessoas.
4. Alinhe as suas resoluções em conformidade com planos de longo prazo
As melhores resoluções são aquelas que o ajudam a alcançar uma parte integrante de um objetivo a longo prazo em vez de serem metas vagas e abstratas, refere a psicóloga comportamental Anne Swinbourne à BBC Brasil.
Se jamais praticou qualquer tipo de desporto, muito dificilmente se vai tornar um grande atleta, mesmo que essa tenha sido a sua decisão de Ano Novo.
Como tal, segundo a psicóloga ao escolher uma resolução que o motive deve simultaneamente estabelecer planos concretos para a alcançar a partir do primeiro dia do ano.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com