Mito ou facto: Ir ao WC emagrece?

Provavelmente a dado momento já se questionou: 'será que fazer cocó aumenta a perda de peso?'

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
10/01/2020 08:35 ‧ 10/01/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Cocó

Se por um lado, ir à casa-de-banho com regularidade pode fazer com que se sinta mais 'leve', sofrer de prisão de ventre ou de obstipação pode fazer com que sinta o oposto, como avança a revista norte-americana Women's Health. Mas, será que essa sensação de que está mais 'leve' após fazer cocó tem realmente algum fundamento?

Sim e não, afirma àquela publicação Mitzi Dulan, RD, autora de The Pinterest Diet. “Na verdade, é bastante simples”, diz. “Dependendo do tamanho e da regularidade, o cocó pode variar de 450g a 1,8kg. É provável que esteja no limite superior, quando não faz cocó há alguns dias". 

Mas quanto pesa o cocó?

Pode estar a pensar: 'quase dois quilos, a sério?!', todavia tem de ter em mente que as fezes são compostas por várias substâncias volumosas. Especificamente, incluem cerca de 75% de água, de acordo com a UMass Memorial Healthcare, e adicionalmente bactérias, mucosas, células mortas e restos de comida. 

Ou seja, de forma abrangente 1,8kg não é uma quantidade significativa de peso no final do dia, já que esse valor vai oscilar de acordo com os movimentos intestinais. Por outras palavras, como explica a Women's Health, quando está cheio, o seu peso aumenta ligeiramente e depois de se aliviar reduz um pouco. 

De qualquer forma, fazer cocó emagrece? Sim, mas não afetará significativamente o peso, mesmo que pareça que depois de defecar tenha perdido uns 5 kg... essa sensação deve-se sobretudo à diminuição do inchaço abdominal e não à perda real de massa gorda. 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas