São refrescantes, deliciosos e cheios de nutrientes que melhoram a saúde. Mas, atenção: os smoothies de supermercados e cadeias de fast food têm, geralmente, quantidades enormes de açúcar e gordura. Alguns têm mais de 600 calorias num só copo e os carboidratos podem facilmente superar a quantidade diária recomendada. Mas a combinação certa de ingredientes pode ser uma dose poderosa de nutrientes e vitaminas.
Regras para preparar a bebida perfeita
Smoothies saudáveis têm bastante gelo
Um estudo de 2016, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, mostra que as pessoas que bebem smoothies mais densos (ou cremosos) se sentem mais saciadas, mesmo quando se a quantidade de calorias for a mesma. A melhor maneira de engrossar o seu smoothie sem adicionar calorias, é adicionar gelo.
Smoothies saudáveis têm laticínios com pouca ou sem gordura
Os smoothies com muitas calorias tendem a incluir gelados ou iogurte gordo, mas iogurte com baixo teor de gordura ou queijo cottage fornece ao seu smoothie uma dose saudável de proteína, sem o excesso de calorias.
Smoothies saudáveis têm frutas inteiras
O seu smoothie 'go-to' mistura sumo de frutas em vez de frutas cortadas? Saiba que está a perder a fibra, que leva mais tempo a digerir, ajudando a que não sinta fome uma hora depois de beber.
Smoothies saudáveis não têm medo de vegetais
As verduras como espinafres e couve ligam muito bem com os smoothies e ajudam no combate a doenças. As frutas doces disfarçam qualquer sabor destas verduras.
Smoothies saudáveis possuem gorduras saudáveis
Um pouco de gordura não saturada (metade de um abacate, por exemplo) vai mantê-lo saciado.
Smoothies saudáveis têm um sabor doce - sem adição de açúcar
Se o smoothie não tem um sabor bom, não faz sentido beber. Além da fruta, o sabor doce pode ser conseguido com leite ou água de coco.