Uma equipa de cientistas britânica apurou que beber apenas três chávenas de chá semanalmente pode reduzir significativamente o risco de incidência de ataque cardíaco e também de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
Os investigadores analisaram o efeito do chá verde – extremamente rico em antioxidantes – no organismo de 100 mil adultos e apuraram que a bebida condiciona um menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Os dados apurados reforçam as conclusões de estudos semelhantes conduzidos anteriormente que detetaram os efeitos benéficos do chá (independentemente da variedade) para a saúde e longevidade.
Segundo o novo estudo, indivíduos de meia idade que ingerem chá com regularidade podem adiar a ocorrência de problemas coronários em média por 17 meses extra e viver cerca de 16 meses adicionais, comparativamente àqueles que não consomem a bebida.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal britânico The Telegraph, os cientistas notaram que os indivíduos que apresentaram melhores resultados beberam uma xícara de chá verde diariamente durante os sete anos que durou a pesquisa.
Xinyan Wang, líder do estudo e professora na Universidade de Brunel, em Londres, no Reino Unido, disse em declarações à publicação: “o consumo de chá foi associado a uma redução significativa de risco de doenças cardíacas e de morte, sobretudo entre os indivíduos que ingerem a bebida regularmente”.