O metabolismo, a fertilidade, o ciclo menstrual, o crescimento, a memória, a concentração e o humor dependem da tiróide. É por isso, muito importante manter a tiróide saudável, ainda que as disfunções na glândula possam ter origem em fatores genéticos e não mutáveis. Há sempre métodos de prevenção que estão ao seu alcance.
Cuidar do intestino, por exemplo. Este é responsável pela absorção de nutrientes fundamentais para as hormonas da tiróide. Assim, invista em pré e probióticos, que promovem a proliferação de bactérias benéficas ao corpo, consuma fibras, reduza a ingestão de carboidratos simples e alimentos gordurosos.
Deve, também, consumir iodo, ferro, selénio e tirosina. São nutrientes essenciais para a produção dos hormonas da tiróide. O primeiro pode ser encontrado em algas e frutos do mar, enquanto que o segundo é comum em oleaginosas. O terceiro está presente em carnes vermelhas, brócolos e leguminosas. A tirosina pode ser encontrada no abacate, em castanhas e em queijos.
Além disso, é também necessário evitar chá preto, branco, verde e vermelho. Isto porque todos os chás provenientes da planta Camellia sinensis apresentam um elevado teor de fósforo, podendo interferir com a captação de iodo pela tiróide.
Por fim, mantenha o fígado a funcionar bem. Medidas para cuidar do fígado incluem evitar o excesso de bebidas alcoólicas e só usar medicamentos de uso contínuo com orientação médica.