Covid-19. Abrir ou não as janelas de casa? Eis a questão
Cientistas defendem que manter as janelas abertas pode reduzir o risco de propagação do novo coronavírus, causador da doença da Covid-19, dentro de casa.
© Shutterstock
Lifestyle Cuidados Covid-19
Abrir as janelas e os cortinados não só permite que o ar flua, assim como previne que o vírus se instale nas superfícies, sugerem especialistas.
Apesar de ainda ser discutível por quanto tempo o novo coronavírus ou Sars-coV-2 permanece nas superfícies, estudos já detetaram que o vírus pode fixar-se em plástico e no aço inoxidável por até três dias após o primeiro contacto.
Entretanto, estudos prévios relativos a outros tipos de vírus sugerem que a luz natural pode dificultar a propagação do Sars-coV-2 dentro de casa.
Cientistas da Universidade da California explicaram que abrir as janelas de modo a permitir a entrada de luz natural em espaços fechados ajuda a "desintegrar" resquícios do novo coronavírus.
Um estudo anterior relativamente à gripe apurou que a sua semi-vida - tempo que leva a que o vírus fique inativo - era de 31,6 minutos num quarto fechado, comparativamente a 2,4 minutos quando o mesmo espaço esteve exposto a luz solar.
Ainda assim, os cientistas alertam que ao contrário de algumas informações que circulam em alguns media e redes sociais - os raios UV não têm de forma alguma a capacidade de destruir o novo coronavírus.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com