A sustentabilidade na moda está na ordem do dia e a portuguesa Lemon Jelly é um exemplo a seguir. A marca acredita "num mundo onde o mercado da moda contribui para um planeta em evolução e melhores condições de trabalho. Por este motivo, decidiu manter a fábrica local como forma de apoiar a etiqueta 'Made in Portugal', lutando todos os dias para construir um projeto industrial sustentável", assumem em comunicado.
De facto, um dos maiores feitos a nível da sustentabilidade ambiental do projeto industrial da marca foi a instalação de 900 painéis solares. "O consumo de energia elétrica é 3 a 5 vezes maior quando comparado com uma empresa convencional de calçado, o que levou a tomar medidas para mitigar essa realidade. Além dos painéis solares instalados, foram também estabelecidos contratos com fornecedores de energia limpa, e hoje a Lemon Jelly opera com 100% de energia elétrica renovável", justificam.
Mais recentemente, em 2019, a Lemon Jelly tornou-se numa marca oficialmente vegan, aprovada pela PETA. No mesmo ano, lançaram a primeira linha de calçado 100% reciclada - a Wasteless Act - de forma a combater o desperdício.