Sobreviventes da Covid-19 têm risco de sépsis até um ano. Seis sinais
Especialistas alertam para que indivíduos que sofreram de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, estejam a par e saibam reconhecer os sinais precoces da condição que pode matar.
© Shutterstock
Lifestyle Efeitos secundários
Um levantamento realizado pela organização britânica sem fins lucrativos UK Sepsis Trust (UKST) apurou que uma em cada cinco pessoas que sofreram de Covid-19 e requereram internamento hospitalar apresentam uma probabilidade mais elevada de serem diagnosticadas com sépsis no espaço de um ano após terem recebido alta.
A UKST estima que só no Reino Unido 100 mil pessoas receberão alta hospitalar tendo sofrido de Covid-19.
Tal significa que cerca de 200 mil pessoas estarão em risco de sofrer de sépsis - condição muitas vezes fatal -, o que torna necessário, na opinião da organização, a divulgação de campanhas de alerta pelo governo e autoridades de saúde.
A sépsis ocorre quando o sistema imunitário no corpo humano responde de forma exagerada a uma infeção, o que por sua vez pode levar à falência de órgãos e em última instância à morte.
Os especialistas creem que a Covid-19 tem a capacidade de danificar significativamente o sistema imunitário fazendo com que este não venha a responder adequadamente a futuras infeções - um estado que pode persistir durante vários anos.
Um estudo publicado no Critical Care Medicine em 2015 sublinhou que 20% das pessoas eram readmitidas no hospital no espaço de 12 meses após um episódio de sépsis.
Em estado de alerta
Ron Daniels, médico e fundador da UK Sepsis Trust, disse em declarações ao jornal The Sun que é extremamente importante que as pessoas que sobreviveram à Covid-19 - quer tenham experienciado sintomas ligeiros a moderados em casa ou no hospital - estejam a par dos sintomas.
O especialista apontou que são seis os sinais de alerta de sépsis: discurso arrastado ou confusão, dor extrema nos músculos ou articulações, não urinar durante um dia inteiro, falta de ar severa, manchas na pele ou palidez e a 'sensação de que vou morrer'.
A organização tem atualmente uma campanha que encoraja as pessoas a se questionarem a elas próprias 'pode ser sépsis?', de modo a assegurar que a condição está presente na mente dos doentes e dos médicos que os tratam.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com