Procurar

Casos graves não resultam em resposta imunitária mais forte, diz estudo

Estes são os resultados de um estudo alemão, publicado na revista Cell.

Casos graves não resultam em resposta imunitária mais forte, diz estudo

© Shutterstock

Teresa David
07/08/2020 08:02 ‧ há 5 anos por Teresa David

Lifestyle

Covid-19

Afinal, ao contrário do que se pensava, os casos mais graves de Covid-19 podem não resultar numa reação mais forte do sistema imunitário. Estes são os resultados de um estudo alemão, publicado na revista Cell.

Para chegar a esta conclusão, foram recolhidas amostras de sangue de 53 homens e mulheres com Covid-19. No grupo controlo, foram consideradas amostras de pacientes com outras infeções virais do trato respiratório e de indivíduos saudáveis. Através da análise da atividade dos genes e da quantidade de proteínas ao nível celular, foi possível caracterizar os glóbulos brancos que circulam no sangue e têm papel importante no sistema imunitário

De acordo com a Galileu, o estudo focou-se nas células mieloides, que incluem neutrófilos e monócitos, e, além de defendem o organismo contra infeções, influenciam na formação de anticorpos e outras células que favorecem a imunidade. "Descobrimos que essas células imunitárias estão ativadas, ou seja, prontas para defender o paciente contra a Covid-19 no caso de estados ligeiros da doença e também estão programadas para ativar o resto do sistema imunitário. Em última análise, isso leva a uma resposta imune eficaz contra o vírus", diz um dos investigadores do estudo, Antoine-Emmanuel Saliba

Porém, o mesmo não acontece em casos graves de Covid-19. Nestes casos, segundo o estudo, os neutrófilos e monócitos são apenas parcialmente ativados e não funcionam adequadamente. O coautor da pesquisa, Leif Erik Sander, comenta, citado pelo site brasileiro: "encontramos células consideravelmente imaturas que têm um efeito inibidor na resposta imune".

Ainda não se sabe ao certo porque é que isto acontece, mas o fenómeno pode ser observado noutras infeções graves. No caso da Covid-19, o mecanismo pode levar a uma resposta imune insuficiente, levando ao agravamento da inflamação no tecido pulmonar.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10