Com que idade deve castrar os seus animais de estimação? Alguns estudos afirmam que existe um risco menor de problemas de saúde em cães castrados precocemente, mas outros estudos sugerem o contrário. Agora, um novo estudo - publicado na revista Frontiers in Veterinary Science - põe fim a estas informações contraditórias, dizendo que o risco de desenvolver problemas de saúde com a esterilização/castração não é afetado pela idade na maioria das raças. No entanto, algumas raças correm maior risco do que outras.
Assim, para ajudar os donos, os investigadores da Universidade da Califórnia publicaram diretrizes para 35 raças diferentes. O relatório é um dos estudos mais abrangentes sobre o tema até o momento.
Quais são os riscos da castração para a saúde dos cães?
Os investigadores analisaram 15 anos de dados de milhares de cães de quase três dezenas de raças. O foco era em distúrbios articulares, incluindo displasia da anca, rupturas do ligamento cruzado cranial e displasia do cotovelo. A pesquisa também se concentrou em alguns cancros.
No geral, o risco de desenvolver problemas de saúde não está relacionado à idade em que o cão é castrado. Em vez disso, os riscos estão mais intimamente relacionados a outros fatores, como tamanho corporal e género. Raças menores tendem a ser menos propensas a distúrbios nas articulações do que raças maiores, independentemente da idade. Duas exceções notáveis são os cães de caça grandes dinamarqueses e irlandeses. Surpreendentemente, devido ao tamanho do corpo, essas raças não correm maior risco de doenças articulares.
As raças menores também apresentam menor ocorrência de cancro, independentemente de quando são castradas. Em Boston terriers e Shih Tzus, no entanto, há um risco maior de cancro entre os cães castrados.