Pessoas sarcásticas têm maior probabilidade de sofrer um ataque cardíaco
Estudo indica que indivíduos sarcásticos correm um risco mais elevado de morte prematura.
© Shutterstock
Lifestyle Morte prematura
Investigadores apuraram que vítimas de ataque cardíaco com uma perpetiva mais cínica da existência e do mundo têm uma menor esperança de vida.
O risco de sofrerem uma morte prematura aumentou para os 52% por cada unidade alcançada no chamado teste de 'hostilidade'.
Teste este que foi formulado para medir os níveis de sarcasmo, ressentimento e de irritabilidade dos indivíduos. E segundo os especialistas, os pacientes mais pessimistas apresentam igualmente uma maior predisposição para fumar, ter obesidade e não cuidar de si mesmos como deveriam.
Comportamento hostil
Os cientistas norte-americanos seguiram mais de 2,300 sobreviventes de enfartes durante três anos. Tendo concluído que os doentes mais velhos e com um historial de problemas cardiovasculares tinham também um maior risco de morrer ainda jovens.
Tracey Vitori, líder do estudo e professora na Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, afirmou: "a hostilidade é um traço de personalidade que inclui ser sarcástico, cínico, ressentido e irritável".
"Não estamos a falar de uma ocorrência isolada, mas sim de pessoas que interagem normalmente assim com os demais".
"Sabemos que um estilo de vida saudável melhora o panorama para os pacientes que sobreviveram a um ataque cardíaco e o nosso estudo sugere que modificar comportamentos agressivos também aumenta as hipóteses de sobrevivência", concluiu Vitori.
O estudo, publicado no European Journal of Cardiovascular Nursing, acompanhou 2,321 pacientes, com uma idade média de 67 anos.
Leia Também: Lavar os dentes faz bem ao cérebro, evita Alzheimer e enfartes. Entenda
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com