O acessório, segundo os especialistas, faz com que respiremos mais através da boca, o que por sua vez causa cavidades e infeções bucais.
O dentista Jeffrey Sulitzer, médico na clínica SmileDirectClub, no Reino Unido, contou ao jornal Daily Star que a condição já comummente denominada pelos profissionais como "boca de máscara" pode originar vários problemas de saúde.
Usar máscara ininterruptamente por longos períodos de tempo faz com que as pessoas respirem menos pelo nariz.
O que pode fazer com que a boca se torne mais seca levando ao desenvolvimento de dor de dentes, cáries e gengivite.
De acordo com Sulitzer, durante a pandemia o uso de máscara é sem dúvida uma necessidade - apesar das consequências referidas - e como tal, os indivíduos devem melhorar a sua higiene oral, lavando os dentes e usando o fio dentário mais frequentemente, por exemplo.
"Cobrir a boca e o nariz durante muito tempo impacta na respiração e força-o a respirar mais através da boca", disse o dentista ao Daily Star.
"O que resulta numa restrição do fluxo e humidade da boca".
"Uma boca seca aumenta o risco de aparecimento de cavidades, dor de dentes, doença da gengiva e mau hálito".
"Se utiliza máscara por longos períodos de tempo, então é essencial que melhore e intensifique a sua rotina de higiene oral, se hidrate bastante, e mastigue pastilhas sem açúcar que promovam o fluxo da saliva", concluiu Jeffrey Sulitzer.