Meses após ter surgido a misteriosa condição infantil, as autoridades de saúde afirmam que os adultos começam a experienciar sintomas semelhantes.
A patologia foi denominada de 'síndrome inflamatória multissistémica em adultos' ou (MIS-A), de acordo com a agência governamental norte-americana Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).
Da mesma forma como foi detetada em crianças, a doença grave afeta vários órgãos e provoca o aumento perigoso da inflamação no corpo, diz o relatório da CDC.
Como tal, pede-se aos médicos que estejam atentos à nova 'síndrome inflamatória' associada ao SARS-CoV-2 e que apresenta sintomas semelhantes à doença de Kawasaki, identificada no passado mês de abril.
Leia Também: Doença de Kawasaki: 7 sinais da condição que afeta crianças com Covid-19
Ambas as condições incluem sintomas como febre durante mais de cinco dias, erupções cutâneas, glândulas inchadas no pescoço, lábios secos e gretados, dedos das mãos e dos pés vermelhos, olhos avermelhados e diarreia.
Consequências
O novo estudo, publicado no periódico semanal da CDC Morbidity and Mortality Weekly Report, indica que até ao momento foram identificados 27 casos de MIS-A.
As idades dos doentes (todos norte-americanos e um britânico) vão dos 21 aos 50 anos.
Sendo que na maioria dos casos a maioria dos pacientes testou positivo para o SARS-CoV-2 - o vírus que causa a Covid-19 -, ou têm no seu organismo anticorpos contra o mesmo, indicando que estiveram recentemente infetados.
A médica e cientista Sapna Bamrah Morris, que liderou a pesquisa, disse: "estes 27 pacientes apresentavam sintomas cardiovasculares, gastrointestinais, dermatológicos e neurológicos, sem sintomas severos de problemas respiratórios e estão atualmente a receber testes positivos para o SARS-CoV-2".
"Os relatórios médicos destas doenças sublinham o aparecimento da doença referida como síndrome inflamatória multissistémica em adultos (MIS-A), a heterogeneidade dos sinais e sintomas clínicos, e o papel do teste de anticorpos na identificação de casos semelhantes entre adultos", explicou a médica.
Dez pacientes necessitaram de receber tratamento nos cuidados intensivos, e dois morreram, segundo a pesquisa.
Os autores notaram que os doentes que acabam por ser internados no hospital com Covid-19 podem experienciar um aumento da inflamação do organismo, que afeta outros órgãos além dos pulmões. E que na maioria das vezes, estes efeitos por si nefastos são acompanhados por problemas respiratórios sérios.
Leia Também: Doença misteriosa relacionada com Covid-19 está a afetar jovens adultos