Cientistas da International League of Dermatological Societies e da American Academy of Dermatology alertam para um novo sintoma associado à Covid-19. Segundo os mesmos, pessoas infetadas podem desenvolver dedos dos pés vermelhos e inchados que, eventualmente, ficam roxos. Esta inflamação, semelhante à da frieira nos pés, pode durar meses.
A condição, apelidada de 'Dedos de Covid', desenvolve-se geralmente dentro de uma a quatro semanas após a infeção pelo coronavírus.
Segundo os investigadores, os sintomas são geralmente leves e os pés voltam ao normal em semanas, mas cerca de uma em cada seis pessoas necessita de tratamento hospitalar para o problema, enquanto algumas relatam casos que duram vários meses.
"Parece que há um certo subgrupo de pacientes que, quando contraem Covid, desenvolvem inflamação nos dedos dos pés, que os torna vermelhos e inchados e, por fim, roxos", começa por explicar a Dra. Esther Freeman, do International Covid-19 Dermatology Registry, citada pela Sky News. “Na maioria dos casos, é auto-resolvido e desaparece. Dura em média cerca de 15 dias. Mas vimos pacientes que duraram um ou dois meses", acrescenta.
Os números do International Covid-19 Dermatology Registry sugerem que cerca de metade dos pacientes têm 'Dedos de Covid-19' e cerca de 16% deles tiveram que ser hospitalizados como resultado.
Esther Freeman afirma que a identificação de pessoas com sintomas nos dedos dos pés ajuda os cientistas a entender mais sobre os sintomas relacionados com o novo coronavírus noutras partes do corpo. "Começamos a ver Covid-19 longa noutros órgãos. Esta é a primeira vez que reconhecemos que isso também pode acontecer na pele. Acho que levanta muitas questões sobre que tipo de inflamação está a acontecer - há inflamação noutra parte do corpo? Ainda não sabemos a resposta", afirmou, mas a inflamação na pele pode ser um indicativo de inflamação noutro lugar.