Desde o ínicio da pandemia que se registou um aumento de 70% nas consultas dermatológicas. Segundo um artigo publicado no portal Nueva Mujer, os especialistas destacam o uso prolongado de máscaras e o consumo excessivo de álcool como sendo a combinação perfeita para o surgimento do acne, manchas vermelhas e a descamação da pele.
'Máscaracne'
Os dermatologistas descrevem este tipo de acne como um problema na face que provoca borbulhas no nariz, queixo e bochechas, ou seja, nas zonas cobertas pela máscara.
Segundo a médica Ariana Sánchez em declarações ao Nueva Mujer, "é uma situação complexa que vai que pode afetar pessoas com pele oleosa a usar qualquer tipo de máscara. Quando usadas por longos períodos, essas máscaras podem causar desde infecções até úlceras e granitos indesejados".
"Desde o início da crise, temos testemunhado as complicações do uso destes acessórios protetores", acrescentou.
Como evitar o aparecimento de acne devido ao uso de máscara
- Utilize um baton do cieiro depois de lavar o rosto, antes de usar a máscara e antes de ir dormir de modo a evitar que os lábios fiquem secos, com peles e gretados.
- Evite usar maquilhagem enquanto usa a máscara, já que a peça facilita a penetração de pigmentos dos cosméticos na derme.
- Opte por usar uma máscara idealmente feita de algodão, macia e sem um tecido áspero, para que a pele respire.
- Lave as máscaras reutilizáveis com água quente e sabão hipoalergénico.
- Faça uma pausa diária de 15 minutos sem usar máscara a cada 4 horas.
- Limpe e hidrate o rosto diariamente.