Guia Michelin atribui 21 'estrelas verdes' por sustentabilidade
O Guia Michelin Espanha e Portugal 2021 distingue 21 restaurantes, todos espanhóis, com a 'estrela verde', uma nova categoria que pretende "recompensar os esforços" dos restaurantes que se empenham na sustentabilidade.
© JOEL SAGET/AFP via Getty Images
Lifestyle Guia Michelin
"Em linha com a luta global por um mundo mais sustentável, o Guia Michelin posiciona-se e reconhece restaurantes e chefs que estão particularmente empenhados em defender o ambiente com a sua nova distinção, a Estrela Verde Michelin, que procura recompensar os esforços destes estabelecimentos e fazer eco das melhores práticas gastronómicas no campo da sustentabilidade", anunciou hoje a organização, na gala de apresentação da edição do próximo ano do guia ibérico, transmitida a partir de Madrid.
Na cerimónia, o diretor internacional dos guias Michelin, Gwendal Poullenec, destacou que a 'estrela verde' já existe em 13 países e é agora introduzida na Península Ibérica.
O objetivo, disse, é o de "promover uma primeira vaga de restaurantes para quem a sustentabilidade está no centro da sua ética profissional" e que é verificado no terreno pelos inspetores, "muito atentos às boas práticas que cada vez mais proprietários de restaurantes" adotam.
Na apresentação, a presidente da Michelin Espanha e Portugal, María de la Paz Robina, destacou o compromisso da empresa para com a sustentabilidade.
"A razão de ser do Guia Michelin é a mobilidade sustentável. A nossa visão é que tudo vai ser, no futuro, sustentável e isso tem de ser traduzido na nossa estratégia", disse, declarando o compromisso da empresa com a luta contra o aquecimento global e com a redução do carbono.
"Queremos contribuir de forma ativa e positiva para o ambiente e o planeta", sublinhou María de la Paz Robina.
Em declarações à Lusa, fonte oficial da Michelin Espanha e Portugal afirmou que esta distinção não se trata de uma certificação, mas de um reconhecimento da preocupação dos chefs na proteção do meio ambiente.
A sua atribuição, adiantou, resulta da observação direta dos inspetores e da comunicação dos próprios restaurantes à Michelin sobre as práticas que desenvolvem nesta área.
Questionado por que motivo nenhum restaurante português recebeu esta distinção, o mesmo responsável da Michelin ibérica adiantou que se deveu ao facto de nenhum estabelecimento português ter comunicado à empresa as suas preocupações ambientais.
"Mas esta distinção pretende também ser um impulso" para que mais restaurantes se empenhem nestas práticas, referiu.
Leia Também: Guia Michelin atribui uma estrela a dois restaurantes de Lisboa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com