A época natalícia é, por tradição, um período propício para momentos de convívio entre familiares e brincadeiras entre avós e netos. Para além dos cuidados que a pandemia impõe, é importante recordar que quem vive com osteoporose deve ter cuidados especiais para evitar pequenas fraturas ou problemas ósseos.
A osteoporose torna os seus ossos mais frágeis, de tal modo que podem mesmo partir-se com pequenos esforços (como carregar sacos de compras) ou quedas. Contudo, esta patologia não deve ser impeditiva do convívio e da brincadeira com os seus netos, porque grande parte do tratamento e prevenção passa pelos bons hábitos de saúde física e psicológica, deve, contudo, tomar as devidas precauções.
Para evitar o risco de fraturas durante as atividades da quadra natalícia, é fundamental antes de mais continuar a fazer o tratamento da osteoporose como o profissional de saúde recomendou, seja ele tomar um comprimido, fazer exercício, utilizar calçado adequado. Lembre-se a osteoporose, bem como todas as doenças crónicas, não tira férias!
Deve ainda seguir uma regra de ouro: manter sempre uma boa postura em todas as ocasiões, seja quando está em pé, seja quando está sentado ou quando se inclina. Eis cinco regras essenciais para conseguir manter sempre uma boa postura e, desta forma, evitar potenciais fraturas ou problemas ósseos:
- Nas suas atividades e brincadeiras não realize movimentos repentinos e de torção, mantenha sempre as costas direitas e bem apoiadas, e os dois pés bem assentes no chão.
- Para apanhar algo do chão deve dobrar os joelhos e inclinar-se fazendo um ângulo reto, em vez de dobrar a partir da cintura. Também pode fazê-lo sentando-se, para evitar sobrecarga e desequilíbrio.
- Para evitar baixar-se enquanto brinca com o seu neto, escolha atividades em que ambos possam estar sentados frente a frente ou lado a lado, por exemplo a fazer um puzzle, fazer origamis, jogar um jogo de tabuleiro ou desenhar.
- Se o seu neto ou neta quiser brincar no chão, opte por apoiar as costas contra uma parede ou colocar uma almofada debaixo dos seus glúteos para fazer altura e não causar desconforto nas costas ou curvatura lombar.
- Certifique-se de que no final da brincadeira, em conjunto com os netos, os brinquedos ficam todos arrumados e não há objetos espalhados pelo chão que possam fazê-lo escorregar ou tropeçar e cair, tenha também cuidado redobrado senão conhecer a habitação.