Sabia que ajustar a temperatura do quarto para a temperatura considerada ideal pode ser o segredo para dormir um sono profundo e mais reparador? Ou que se sofre de insónias, repetir para si próprio as palavras 'não durmas', pode fazer com que adormeça mais rapidamente? Sim, parece mentira porém este trata-se apenas de um dos métodos comprovados que muitos especialistas da área da neurociência sugerem que coloque em prática.
Fique a conhecer três técnicas surpreendentes, divulgadas no portal Incrível.club, que o vão ajudar a dormir melhor:
1. Mantenha o quarto frio para evitar pesadelos
A temperatura ideal para manter no quarto é de aproximadamente 18,3°C. Porém, médicos e especialistas recomendam que esta permaneça entre os 15,5 °C e 19,4 °C, dependendo do que achar mais confortável. O corpo humano está programado para diminuir naturalmente a temperatura durante a noite. Ou seja, se deixar o ar condicionado ou ventilador ligado, enviará ao organismo uma 'mensagem' a dizer que está na hora de dormir.
2. Diga a si mesmo para permanecer acordado
Este método baseia-se num paradoxo. Dizer a si mesmo repetidamente para permanecer acordado pode funcionar como técnica para adormecer mais rapidamente. O método tende a ser ainda mais eficaz para quem sofre de insónias do que as tradicionais técnicas de respiração.
3. Respire com a barriga para adormecer mais rapidamente
Ao tentar adormecer poderá estar sob stress ou sentir-se ansioso. Tal deixará a respiração mais rápida, prejudicando assim a probabilidade de ter um boa noite de sono. Experimente a técnica de respiração 4-7-8.
- Expanda a barriga em vez do peito; essa técnica é conhecida como respiração pelo diafragma.
- Esvazie o ar dos pulmões.
- Inspire calmamente pelo nariz durante quatro segundos. A barriga deve elevar-se nesse momento.
- Retenha a respiração por sete segundos.
- Expire pela boca por oito segundos.Repita o ciclo quatro vezes.
Bons sonhos!