Os gatos adoram caixas. Os donos sabem que, para estes felinos, nenhum brinquedo no mundo, por mais caro ou sofisticado que seja, se compara a uma simples caixa de cartão.
Na verdade, os gatos adoram qualquer caixa, mesmo que seja uma caixa invisível, que não exista.
Gabriella Smith, cientista de cognição animal do Hunter College, em Nova Iorque, e a sua equipa, conduziram uma experiência científica que envolveu gatos domésticos. Os resultados, publicados na Applied Animal Behavior Science, mostram que esta atração é instintiva.
Para a investigação, os cientistas usaram a ilusão Kanisza, que consiste em colocar quatro formas do 'Pac Man' no chão. Estas foram colocadas com os contornos de um quadrado.
Ao longo de seis dias, os voluntários usaram as formas de papel para criar ilusões quadradas. As formas foram colocadas no chão e, em seguida, os gatos foram convidados a entrar na sala. Os donos verificaram, então, quais as formas que os gatos escolheram para se sentarem durante mais de 3 segundos, cinco minutos após entrarem na sala.
A maioria dos felinos escolheram o quadrado ilusório sete vezes, quase tanto quanto as oito vezes que escolheram quadrados reais. Isso indica que os gatos são suscetíveis à ilusão.
Leia Também: Covid-19: Idosos regressam à vida ativa com a ajuda de cães