Um estudo observacional, conduzido pelo Indraprastha Apollo Hospital, de Delhi, descobriu que mais de 97 por cento das pessoas totalmente vacinadas estavam protegidas da infeção pelo novo coronavírus e a probabilidade de hospitalização após a vacinação era de apenas 0,06 por cento.
O estudo foi realizado em profissionais de saúde que relataram Covid-19 sintomática durante os primeiros 100 dias de vacinação pela vacina Covishield. As descobertas estão atualmente a ser consideradas para publicação numa revista médica.
"Recentemente, a Índia testemunhou um grande aumento de casos na segunda onda de Covid-19, com a campanha de vacinação em andamento. Houve relatos de infeções após a vacinação, que também são conhecidas como 'infeções breakthrough'. Essas infeções podem ocorrer após a vacinação parcial ou total em alguns indivíduos", disse o diretor médico do Grupo de Hospitais Apollo Group, Dr. Anupam Sibal, à agência de notícias ANI.
O estudo foi realizado em 3.235 profissionais de saúde. Um total de 85 dos 3.235 profissionais de saúde foram infetados com o novo coronavírus durante o período do estudo. Destes, 65 (2,62 por cento) estavam totalmente vacinados e 20 (2,65 por cento) parcialmente vacinados. As mulheres foram significativamente mais afetadas e a idade não influenciou na incidência de infeção.
Leia Também: OMS pede a países ricos para não vacinarem jovens e doarem vacinas