Estes são os alimentos que mais contribuem para a gordura abdominal
Uma má alimentação e um estilo de vida sedentário podem levar a problemas de saúde, bem como ao aumento da gordura corporal.
© iStock
Lifestyle Alimentação
Antes de mais, é preciso salientar que "nenhum alimento engorda ou emagrece por si só", nem aumenta ou diminui a gordura corporal, explica a nutricionista Ariadna Parés, à abc. Além disso, “não existe fórmula que faça perder gordura localizada”.
Porém, manter um estilo de vida saudável e equilibrado, no qual se inclui uma dieta rica em alimentos nutritivos e saudáveis, mas sempre deixando alguma flexibilidade para consumir alimentos menos saudáveis é a chave para alcançar os melhores resultados.
O elevado consumo de ultraprocessados é responsável por um fenómeno conhecido como inflamação crónica de baixo grau, bem como stress oxidativo. Tudo isto pode, a médio e longo prazo, levar a doenças não transmissíveis como diabetes tipo 2 ou doenças cardiovasculares, entre outras.
E se o que o preocupa é a gordura que se acumula no abdómen, há uma lista de alimentos que convém evitar. Os alimentos que mais contribuem para o aumento da gordura corporal, se consumidos em excesso, são os ultraprocessados. Nas palavras de Ariadna Parés estes são aqueles que “contêm muitos ingredientes” (geralmente mais de cinco). E entre eles estão, em maior ou menor grau, açúcares, farinhas refinadas e óleos vegetais refinados e outras gorduras de baixa qualidade nutricional.
Leia Também: Quatro alimentos que causam inflamação no corpo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com