Comer frutas frescas reduz o risco de diabetes tipo 2, diz estudo
O estudo foi conduzido pela Edith Cowan University (ECU), Austrália, e publicado no Journal of Clinical and Endocrinology and Metabolism.
© Shutterstock
Lifestyle Diabetes
Segundo um novo estudo, conduzido pela Edith Cowan University (ECU), Austrália, e publicado no Journal of Clinical and Endocrinology and Metabolism, ingerir duas porções de frutas frescas na sua dieta diária pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em mais de um terço. Segundo os investigadores, os benefícios não foram observados entre aqueles que beberam a versão em sumo.
O estudo descobriu que pessoas que comeram pelo menos duas porções de fruta por dia tiveram medidas mais altas de sensibilidade à insulina do que aquelas que comeram menos da metade. Entre os dados analisados, que pertencem a 7.675 australianos que participaram do estudo AusDiab do Baker Heart and Diabetes Institute, aqueles que comeram pelo menos duas porções de fruta tiveram um risco 36% menor de desenvolver a forma mais comum de diabetes.
“Além de serem ricas em vitaminas e minerais, as frutas são uma grande fonte de fitoquímicos que podem aumentar a sensibilidade à insulina e fibras que ajudam a regular a libertação de açúcar no sangue e também ajudam as pessoas a sentirem-se mais saciadas por mais tempo”, disse Nicola Bondonno, líder do estudo. “Além disso, a maioria das frutas tem um baixo índice glicémico, o que significa que o açúcar da fruta é digerido e absorvido pelo corpo mais lentamente".
Leia Também: Estes são os alimentos que mais contribuem para a gordura abdominal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com