Regresso às aulas: 5 formas de aproveitar o material de anos anteriores
Reduza custos e evite o desperdício.
© Shutterstock
Lifestyle Material escolar
O novo ano letivo já começou e com ele os gastos avultados em material escolar para os mais novos.
A pensar em todos os pais, a Associação Juvenil EstuDAR, que promove ativamente a educação e escolaridade de crianças carenciadas dos países de língua oficial portuguesa, partilha cinco formas de dar uma nova vida ao material de anos anteriores, a saber:
Faça um inventário
"Juntar todo o material escolar que há em casa e comparar com a lista de material necessário para o novo ano letivo. Assim pode verificar se existe algo que possa ser reutilizado e, dessa forma, evitar fazer compras desnecessárias", diz a associação.
Leia Também: Regresso às aulas: Cinco dicas para manter a saúde oral dos mais pequenos
Venda manuais escolares
"Revender manuais escolares de anos anteriores, que estejam em bom estado, é uma boa forma de conseguir angariar dinheiro para os manuais do ano letivo que se aproxima e reutilizar os livros".
Passe o material escolar entre gerações
"Muitas vezes os mais pequenos querem mochilas ou acessórios dos seus desenhos animados favoritos em cada ano letivo. Dar as opções mais antigas a sobrinhos ou guardá-las para o filho mais novo é uma forma de reaproveitar e poupar, uma vez que algumas das personagens favoritas das crianças são intemporais".
Utilize o material em pior estado em casa
"Retire as folhas utilizadas dos cadernos e utilizar as que estão em bom estado para pintar, fazer origami ou escrever listas de compras é útil e prático para o dia a dia".
Doe a quem mais precisa
"Com o regresso às aulas são várias as associações a recolher material escolar para levar a quem mais precisa. No caso da Associação EstuDAR estão a ser recolhidos lápis, canetas, lápis de cor ou cadernos para doar a estudantes carenciados de São Tomé e Príncipe. A doação pode ser feita através do envio para a sede da Associação na Avenida Infante Dom Henrique, nº26, em Lisboa", completa a organização.
Leia Também: Receita para um regresso à escola sem stress, psicóloga explica
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com